sexta-feira, 18 de março de 2011

O que é Espiritualidade?


ESPIRITUALIDADE E SER ESPIRITUAL

Por Mariah D.


Ultimamente, fala-se muito sobre Espiritualidade. Mas, o que significa esta palavra, afinal? O dicionário a define como “Qualidade daquilo que é espiritual:a espiritualidade da alma. Teologia Prática, exercícios devotos que têm por objeto a vida espiritual:livro de espiritualidade.”
 
Para quem está buscando compreender apenas um significado, ao se deparar com essa interpretação, percebe que está diante de um termo que abrange não apenas outros  singulares e derivados, bem como outros assuntos inter-ligados a mesma palavra. Ouso dizer que sim, é isso. Espiritualidade é antes de tudo conexão. Ela está além das religiões e filosofias e é por esta razão que este vocábulo tem sido bastante usado nos dias de hoje, porque ele não distingue o BOM do MAL. Ele é a própria dualidade. É tudo e está em tudo, sem distinção. Uma pessoa Espiritualizada pode transitar facilmente em várias classes sociais e religiões, pois, ela entenderá que não há limite para sua alma.

Estamos todos aqui para aprender. Para melhorar a nossa forma de nos relacionarmos com o outro e com o que eles nos fazem. Isso me lembrou a famosa citação do querido filósofo, escritor e crítico francês Jean-Paul Charles Aymard Satre “A questão não é o que fazem conosco, mas sim o que fazemos com o que fazem conosco.”  E isto faz parte do que o dicionário menciona sobre a “qualidade que é espiritual”. Só conseguimos nos importar menos com o outro quando estamos em Paz com o nosso Espírito, com o nosso coração e quando isso acontece nos sentimos mais amorosos e compassivos, ou seja, ganhamos qualidade de vida e na vida quando agimos através do Espírito, que é santo.

Não há mais como viver mediante um coração carregado de mágoas, frustrações, culpas, sentimentos pesarosos e negativos. Independentemente de nosso credo, classe social, idade, e raça estamos todos sentindo que tem algo diferente no ar, ou ao nosso redor. Estamos sentindo dentro do peito uma vontade de mudar algo, mesmo sem sabermos o que é. Na verdade, o que desejamos é “qualidade” espiritual. Nosso coração clama por Paz. Mas, atenção para obtermos Paz, precisamos antes sermos Pacíficos e isso é praticar a Espiritualidade, que nada mais é do que Ser Espiritual.

Ser Espiritual é comprendermos que somos antes de tudo Espíritos usando um corpo material para experimentarmos a vida! A prova disto é material: O corpo fica quando morremos, mas algo se vai antes do corpo falecer. O corpo está lá, parado, sem vida, sem respirar, sem a conexão com uma Força Maior que o movia e o alimentava.

Por isso, não leve a vida tão à sério. Leve, sim Amor ao seu redor. Lembre-se: Seja Pacífico antes de querer a Paz. Você é antes de tudo Espírito e merece experimentar todos os benefícios que esta palavra significa. Desperte do sono profundo, da ilusão de achar que você é apenas matéria. Agora, inspire e respire conscientemente e sinta o sentimento de Gratidão entrando pelo seu coração e se espalhando por todo o seu corpo.


Namastê. (O Deus que há em mim saúda o Deus que há em você).

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial